top of page

Um relato da demagogia e luta de poderes na justiça, política e polícia brasileiras

Crítica: O caso Evandro (2021)

Caio Scovino


Em 2018 era lançado o primeiro episódio da quarta temporada do projeto humanos, uma série de podcasts no formato storytelling comandados por Ivan Mixanzuk. Os longos episódios narravam o caso do desaparecimento do menino Evandro Caetano Ramos, na cidade de Guaratuba no litoral do Paraná.


Ainda em 2020 a Globo confirmou a adaptação para uma série documental investigativa, no estilo true crime. Em 2021, com o lançamento da mesma, o caso voltou à tona para o grande público. Não me adentrando em discutir o caso, o documentário condensa as extensas horas do podcast em 8 episódios que narram todo o âmbito e as comoções em torno do caso.


Com belíssimas reconstituições, uma produção esteticamente impecável, o documentário se estrutura sustentando, instigando e respondendo, quando possível, as questões à cerca do caso. O documentário faz um uso fortíssimo da iconografia criada ao longo das décadas, da bruxaria, da polícia e da política, guiando o caso e o explicitando de forma muito competente e inteligível.


O poder do documentário de entrevistar as pessoas envolvidas, e as expor aos fatos e com isso ter suas reações, ao serem contrariadas ou corroboradas é uma das grandes virtudes da obra. Em diversos momentos, somente a presença de entidades tão mistificadas pela mídia faz com que tudo caia com um peso arrebatador nas costas do expectador.


Pode-se dizer que o documentário faz de forma comedia o que o material fonte faz de forma primorosa, que é alicerçar cada argumento e contra argumento, fazendo com que o entendimento geral seja claro e objetivo. A série gasta muito menos tempo explicando os pormenores, o que pode deixar o expectador um pouco perdido, no caso de alguém que não tenha tido contado com o podcast, mas tais dúvidas não afetam o entendimento do geral, que é o que o documentário busca mostrar.


É muito impactante ver os rostos e depoimentos de pessoas e ter as provas e argumentos nas suas mãos e se desesperar com os recursos falhos que foram utilizados para condenar e posteriormente anular júris intermináveis. Acima de tudo, o caso Evandro é um retrato de uma polícia corrupta, ineficaz que herdamos de um regime militar e uma justiça falha e tendenciosa para quem tem poder e dinheiro, junto com o motor que é a busca pelo poder político, que é vista tanto como os motivos, empecilhos, resoluções e causas.


O caso Evandro é um documentário que fala mais sobre o panorama judicial brasileiro do que responde o ainda mistério da morte do menino Evandro Caetano Ramos.


Nota: 4,5 / 5 Lágrimas

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page