FLEABAG e a Quebra da Quarta Parede

Análise: Fleabag (2016 - 2019)

Raiana Viana

Na série de televisão Fleabag (2016 - 2019), disponível no Amazon Prime Video, o público é o melhor amigo da protagonista. Isso acontece porque a série usa um dispositivo para criar e manter uma relação íntima com os espectadores. É através da quebra da quarta parede que a série consegue estreitar a relação do espectador com a personagem. Mas o que é a quarta parede?


A Quarta Parede


O termo utilizado é originário do teatro, onde o palco é cercado por três paredes e uma quarta parede invisível é deixada de fora por causa do espectador. É a parede imaginária que separa a ficção do mundo real. Podemos entender como um espelho unilateral. A audiência pode assistir e compreender a ficção, ao passo que a ficção percebe a existência da audiência. Quando as personagens falam diretamente com o espectador estabelecendo contado visual direto com a câmera, acontece a quebra da quarta parede e a história toma consciência de si mesma.


Quebrar a quarta parede é um importante dispositivo utilizado por cineastas para elevar a narrativa. Produções populares como The Office e Deadpool são exemplos da efetividade da quebra da quarta parede, que feita da forma correta, pode conectar a audiência ao personagem e estabelecer uma confiança entre eles. Porém é preciso cuidado ao optar por essa abordagem, pois se utilizada de forma errada, pode acabar por afastar o público da realidade criada.


Fleabag


Fleabag não só quebra a quarta barreira da forma correta, mas vai além ao extrair algo novo do dispositivo. É uma comédia dramática e acompanha uma mulher sarcástica, sem filtro e de raciocínio seco, a Fleabag. Durante toda a série a personagem tem consciência de que o público está assistindo e constantemente quebra a quarta parede, confessando seus pensamentos pessoais apenas para o espectador. Vamos aos principais aspectos da quebra da quarta parede na série:


Relação única.

A excelência na quebra da parede em está justamente no nível de conexão que ela consegue estabelecer com o público. Ela cria uma relação singular com o espectador, sendo a única da séria a quebrar a barreira, sem que qualquer outra personagem perceba. Isso demonstra uma preferência por quem está assentindo, colocando o público em vantagem, pois são os únicos que realmente conhecem suas verdadeiras opiniões sobre o que acontece com ela.



Informalidade

Fleabag conversa com o espectador como se ele fosse seu melhor amigo, sempre informal.

Ela é sempre direta e sem filtro, sem vergonha alguma em verbalizar seus pensamentos genuínos.



O pronome de tratamento “você” com o público

Ela usa o “você” quando conversa com a audiência. Ao usar o você, a câmera passa a ser substituída por cada espectador, como se ela estivesse realmente falando com quem está assistindo. Impulsionando ainda mais o espectador a acompanhar a vida da personagem.



Realismo

A série consegue manter uma representação realista, mesmo quebrando a quarta parede. Fleabag aborda a câmera sem que o fluxo da narrativa seja interrompido. Seus comentários e expressões são sempre ligados a narrativa da cena que continua a se desenvolver. Não há um congelamento de quadro, intensificando a imersão da audiência e a sensação de realismo. O que também contribui com uma das caraterísticas mais importantes para o sucesso da série: a intimidade.



Intimidade

Como não há uma quebra no fluxo da narrativa, o imediatismo dos comentários de Fleabag, ao abordar a câmera, diminui a distância entre a audiência e a personagem. A forma cômica como a parede é quebrada, permite romper os constrangimentos das cenas e, ao olhar para a câmera durante esses momentos, Fleabag demonstra que precisa do espectador para superar esses momentos, o que leva a criar uma atmosfera ainda mais intimista.



Segredo

E com a mesma simplicidade que ela aborda o espectador, a personagem também consegue se virar e se afastar, voltando para sua interação com as demais personagens em cena. O relacionamento do espectador com a Fleabag é um segredo. Só ela conversa com com ele e só ele sabe os verdadeiros pensamentos dela sobre os demais. Quando essa bolha é ameaçada Fleabag se sente envergonhada, pois ela não quer que a intimidade e a privacidade da sua relação com o espectador sejam afetadas.



Frequência e Tempo

A base para que todos esses aspectos da quebra da parede na série funcionem está na frequência e no tempo de todos suas abordagens. Fleabag conversa com o espectador incessantemente, colocando-o em um estado constante de ansiedade esperando pelo o que ela tem a dizer.


A série também sabe usar muito bem o tempo das abordagens que depende da narrativa e da comunicação da personagem com a audiência, que é muito bem ritmada em todo o texto. Pode acontecer antes de uma cena para entregar algum contexto, ou mesmo durante alguma específica para atualizar o espectador sobre os seus pensamentos. Por fim, pode acontecer depois de uma cena para pontuar o momento.



Dessa forma, o sucesso da série está diretamente ligado à forma eficaz e inovativa do uso da quebra da quarta parede. A personagem Fleabag consegue criar um nível de intimidade com a audiência que faz com que o espectador conecte-se com a personagem, conhecendo-a de forma mais profunda a cada episódio.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Lacrymosa. Orgulhosamente criado com Wix.com